Página Inicial
Quem Somos
Vídeos
Fotos
Fale Conosco
Dicas
Eventos

AMORTECIMENTO
Você sabia: Que as molas da suspensão do veículo são vitais para sua segurança? Que todo componente de suspensão é considerado item de segurança? No caso das molas helicoidais, não poderia ser diferente, pois elas garantem a altura do veículo e absorvem os impactos provocados por buracos e irregularidades do piso.
IMPORTANTE! O equilíbrio e a estabilidade do veículo em curvas ou freadas, estão sujeitos ao bom funcionamento do conjunto mola e amortecedor. Aconselhamos substituir as molas a cada troca de amortecedores; este procedimento garante o bom desempenho da suspensão e maior durabilidade dos amortecedores.
Seus pneus sempre tem boa aderência? A maioria das pessoas acredita que os amortecedores afetam somente o conforto ao dirigir. O propósito dos amortecedores é, na verdade, suavizar o contato entre o pneu e o solo. Amortecedores gastos podem levar seu veículo a perder contato com o solo, afetando tanto o controle de direção quanto à frenagem.


BALANCEAMENTO DAS RODAS
O balanceamento das rodas deve ser feito para que possamos ter conforto e segurança. Todas as rodas que compõem o veículo devem ser balanceados quando:
- da troca de pneus
- do conserto de algum pneu
- do aparecimento de vibrações
O desbalanceamento causa:
- perda de tração
- perda de estabilidade
- desconforto ao dirigir
- desgaste mais acentuado dos rolamentos dos terminais de direção, amortecedores e rolamentos
- durabilidade menor provocando um desgaste mais acentuado em um determinado ponto do pneu.
Normalmente, a cada 10.000 km rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso). Entretanto, notando alguma irregularidade, mande testar o balanceamento.


ALINHAMENTO DE FAROL
Use os faróis sempre regulados. Isso garante maior segurança para você os outros motoristas. A boa regulagem propicia o aproveitamento total do facho luminoso do veículo, tornando o dirigir mais confortável para você e evitando o ofuscamento da visão de outros motoristas. Para garantir a estabilidade e o conforto do seu veículo é preciso fazer uma manutenção periódica a cada 10.000Km.


EQUIPAMENTOS
Alguns equipamentos são essenciais para sua trilha ou expedição (esta última exige ainda mais cuidado, pois geralmente são viagens mais longas). Muitos Gaioleiros iniciam suas aventuras confiantes de que seu colega "levará tudo", portanto, "para que me preocupar?" Acontece que, se todos pensarem assim, muita gente ficará, literalmente, na lama. Assim, mãos a obra e comece a anotar os itens para um kit de "sobrevivência" fora-de-estrada (uma DICA para reduzir seus custos é dividir os gastos com equipamentos com o grupo que você estará acompanhando (repetimos, não faça trilhas sozinho, pois é arriscado). Os itens marcados com * são opcionais:
1. 4 cintas de 10.000kg;
2. 4 anilhas de tamanho médio/grande;
3. Macaco hidraulico;
4. * Macaco Jacaré;
5. * Macaco High-Lift;
6. Mini compressor de ar para pneus;
7. Ferramentas diversas (chaves de fenda, de boca, allen,...)
8. Fusíveis de diversas amperagens;
9. Lanternas (inclusive daquelas de cabeça, como mineiros - a venda via Internet);
10. Fita isolante;
11. Fita SILVER TAPE (serve tanto para parabrisas rachados, como para reparar, provisoriamente um mangote de radiador estourado, até fixar uma maçaneta que está caindo).


FREIOS! PARA QUE SERVEM?
- Cuidados com os freios de seu carro
- Evitar freadas com arrasto
- Não trafegar com o veículo com o freio de estacionamento acionado
- Verificar nível do fluído de freio no reservatório substituindo-o a cada 10.000 km ou anualmente
- Fazer revisão preventiva toda vez que a luz de advertência permanecer acesa, ou sempre que perceber qualquer irregularidade
- Fazer revisões no sistema de freio a cada 10.000km

Freios ABS?
Freio ABS (Antilock Brake Systems) desenvolvido com tecnologia moderna é um sistema de frenagem que evita o bloqueio instantâneo das rodas melhorando a dirigibilidade quando se necessita, mesmo sendo utilizado em solo irregular ou em condições inseguras (pistas molhadas, resíduas de óleo).


© 2006 - 2019 Todos os direitos reservados - Gaiolama Off Roader
Desenvolvido por InWeb Internet